top of page

Powered by

SUPER DESCONTO R$ 500 (novo).jpg
BORA
REFORMAR
Há mais de 10 anos transformando ambientes.
#FaçaOCerto.
porao-05-19-1400-8002.jpg

Powered by

Compensado, Como Usar na Composição de Ambientes.

Foto do escritor: BoraReformarBoraReformar

Em 1948, a Popular Science descreveu o compensado, de maneira bastante atraente, como "um bolo de madeira e cola". Mas, ao longo das décadas, esse produto de madeira de baixo custo se mostrou inestimável, não apenas para a construção de estruturas simples, mas também para permitir igualmente designers de interiores e de móveis, liberarem sua criatividade.

Embora o compensado tenha sido tradicionalmente usado em áreas inacabadas e canteiros de obras, nos últimos anos os designers adotaram sua aparência minimalista em projetos finalizados. O compensado tem essa qualidade muito orgânica e acolhedora que faz com que um espaço seja aconchegante e convidativo. Mas quais tipos são melhores para usar onde e o que significam as designações das letras? Existem desvantagens em cobrir seu quarto com madeira compensada? Leia as dicas nesse post.

Acima: Uma parede de compensado expansivo

Como é feito o compensado?

Para criar uma folha de madeira compensada, uma máquina lamina finas camadas de folheado de madeira sob calor e pressão. O grão de cada camada é posicionado em ângulo reto com a camada anterior, o que confere a esse material sua resistência e durabilidade incomuns.

Não confunda madeira compensada com outras madeiras projetadas, como painéis de aglomerado, MDF (painel de fibras de média densidade) ou OSB (painel de fios orientados). Feitas de fibras de madeira ou sobras coladas sob alta pressão, são mais baratas que o compensado e não são tão fortes.

Acima: Folhas de madeira compensada, engenhosamente revestidas com alcatrão, são impermeáveis ​​e visualmente impressionantes.

Quais são os diferentes tipos de madeira compensada?

A madeira compensada vem em vários graus, tamanhos e espessuras. Aqui está um rápido resumo.


Tipos

Você pode ter ouvido falar de diferentes tipos de madeira compensada. Alguns tipos comuns são  os compensados ​​exteriores, o que significa que foram tratados para resistir à água e às intempéries; compensado naval, ótimo se você estiver construindo um barco (ou algo que será exposto a muita umidade, como o interior de um banheiro); compensado tropical , geralmente de alta qualidade e fabricado no exterior; e compensado estrutural de baixa qualidade , frequentemente usado para construir formas de concreto em canteiros de obras. O compensado de madeira dura  (às vezes chamado de compensado de gabinete ) tem um núcleo de madeira macia.


Plies

Feito de três camadas de madeira, ou de cinco camadas . Há também várias camadas, que são usadas para construção pesada, como casas.

Acima: Um teto de madeira compensada em um chalé cheio de luz, atualizado para um jovem.

Quais são os diferentes graus de madeira compensada?

O compensado geralmente recebe uma das quatro classes que indica sua qualidade em termos de nós, descoloração, defeitos e reparos. Se você se perguntou o que as letras significam na sua placa de madeira compensada, está se referindo à nota.

Grau A: O compensado de grau A é um compensado de qualidade premium, sem nós e uma superfície lisa e lixada pronta para ser finalizada.

Grau B: O  grau B também é lixado, mas terá alguns nós e reparos.

Grau C: O compensado de grau C é sem areia e tem mais "defeitos" do que os graus A ou B.

Grau D: o grau D vai para o compensado mais barato. Por causa de suas marcações, esse pode ser um bom tipo de madeira compensada para pintar (embora outros possam achar isso atraente).

Notas com duas letras: Os  painéis de madeira compensada geralmente têm notas de duas letras, por uma razão simples: uma letra se refere ao tipo de madeira na face da folha, a outra à madeira na parte de trás, na maioria dos casos uma classe inferior. É possível obter madeira compensada com os dois lados da mesma classe.

X:  Um "X" no final da designação significa que o painel é adequado para uso externo.

MFS:  É a abreviação de "Manejo Florestal Sustentável" e certifica que o compensado é proveniente de florestas com manejo responsável.

Acima: Um grau mais alto de madeira compensada (com menos nós e marcações) alinha uma porta e escada oculta

Qual nota é melhor para o meu projeto?

Qualquer madeira compensada de madeira de lei é adequada para projetos de madeira fina, como móveis e armários para construção. Desta mesma forma, o compensado de madeira macia lixada - Grau A ou B - funcionará para os mesmos fins. Aqueles que instalam painéis de compensado expostos nas paredes interiores, também podem escolher essa classe, prestando muita atenção aos grãos. Os compensados ​​de grau C ou D são adequados para projetos como sub-pavimentos e para uso estrutural.


Quais tipos de madeiras são usados ​​para fazer compensado?

A madeira compensada de madeira macia é feita de madeiras como pinheiro, cedro, abeto de Douglas ou abeto. O folheado de face é geralmente um melhor grau de madeira do que as outras camadas; por exemplo, o compensado de madeira dura tem um núcleo de madeira macia coberto com um folheado de outro tipo madeira.


Em quais tamanhos o compensado é fornecido?

Os painéis de madeira compensada são fornecidos em uma ampla variedade de tamanhos, mas geralmente têm um metro e meio de largura. O comprimento pode variar de dois a dois metros e meio, mas existem outros formatos a disposição. Mas tenha cuidado ao medir, pois as dimensões indicadas sempre ficam um pouco aquém desses números.

A madeira compensada também vem em várias espessuras. As espessuras da folha mais comuns são ¼ de polegada, ½ de polegada e ¾ de polegada, embora existam larguras mais grossas e finas. Novamente, essas dimensões fornecidas são geralmente um pouco maiores que a folha real; por exemplo, ½ polegada deve realmente ser rotulada 15/32 polegadas.

Acima: A madeira compensada contribui para uma decoração encantadora

Quais são as vantagens do compensado?

“Os arquitetos sempre se interessaram pelo compensado”, mas pode ser mais popular entre o público em geral do que nunca. E por uma boa razão, as vantagens são muitas: essa madeira barata não tem as deficiências da madeira, pois ela não se deforma, encolhe ou se expande. É muito usado na construção de casas, mas também é o favorito de entusiastas e marceneiros domésticos. E apesar do fato de ser relativamente econômico (mais sobre isso mais tarde), é incrivelmente forte e durável.


Quais são as desvantagens?

Muitas pessoas consideram as bordas inacabadas dos painéis de madeira compensada feias. Se as bordas estiverem expostas, você poderá finalizá-las pintando ou terminando com faixas laminadas. Outra desvantagem é que o compensado pode ser difícil de cortar, em comparação com a madeira maciça, e é propenso a lascas nas bordas quando o faceado é especialmente fino (geralmente o caso de compensados ​​de madeira dura). Se estiver trabalhando em um projeto, tenha cuidado com o lixamento, pois um verniz fino pode sofrer um lixamento vigoroso, pois você pode lixar até a próxima camada.

Há também o potencial de gases nocivos dos adesivos usados ​​na fabricação de compensado.

Acima: painéis de compensado de vários tipos e grãos alinham-se nesta sala

O compensado é seguro?

Como a madeira compensada é tratada com madeira, é aconselhável evitar a inalação de poeira ao cortá-la. Use uma máscara de poeira e, se possível, faça a sua serra ao ar livre. O compensado interno feito com cola de uréia-formaldeído pode causar problemas de saúde devido à eliminação de gases da madeira. Mas os últimos anos trouxeram novos padrões governamentais para as emissões de formaldeído, e alguns compensados ​​internos agora estão sendo feitos sem formaldeído.


Acima: O grão faz parte do charme desta casa de praia revestida de madeira compensada

Preciso combinar a cor e o grão?

Diferentes procedimentos são usados ​​para criar os padrões e grãos que você vê no folheado em qualquer painel de madeira compensada. Às vezes, o folheado é uma peça inteira, retirada de um único corte. Outras vezes, as folhas de verniz foram unidas de maneira a proporcionar um padrão consistente ou agradável no grão e combinar com as cores. Os preços variam de acordo com o método usado e a aparência resultante. Se o grão da madeira estiver visível no produto final, é um bom motivo para escolher o seu próprio compensado, em vez de deixá-lo invisível. Mas os grãos e as marcas fazem parte do apelo: “É difícil se cansar dos padrões naturais que nunca se repetem. A madeira compensada é como um mármore fino; a natureza faz melhor. "


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Âncora banner
bottom of page